sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Etiqueta Digital... Por favor!

Gadgets e boas maneiras não precisam ser inimigos. Siga estas dicas para aproveitar a tecnologia em seu dia-a-dia sem ser visto como um babaca.

A tecnologia pode não ser a única responsável pelo declínio da civilidade e boas maneiras, mas com certeza tornou mais fácil ser desagradável em público. Para o bem da civilização, elaboramos esta lista com irritantes hábitos relacionados à tecnologia que você deve evitar como o diabo foge da cruz.

Não ande distraído

Caminhe pelo centro de qualquer grande cidade e você verá muitas pessoas com as cabeças baixas, prestando atenção a seus smartphones. Pior ainda, algumas estão "vidradas" em seus tablets. É um milagre não termos um número maior de pedestres dando com a cara em postes ou sendo atropelados ao distraídamente entrar nas ruas.

A cabeça abaixada é o caminho mais curto para um acidente. Olhe por onde anda!

Para sua própria segurança, e para evitar trombar nas outras pessoas em seu caminho, deixe seu smartphone no bolso e dê atenção ele mais tarde. Seja lá o que for que fez ele apitar, provavelmente pode esperar. Se você realmente precisar usar o smartphone no meio da rua pare, mas não fique plantado feito uma palmeira no meio da calçada atrapalhando o tráfego. Vá para um canto e abra passagem.

Nem todos tem o mesmo gosto musical

Você pode achar que não há nada melhor para começar o dia que um Funk Proibidão, mas os outros passageiros do ônibus podem não concordar, e tem todo o direito. Seja um bom cidadão e use fones de ouvido: você não só evita incomodar os outros passageiros, como também melhora a qualidade do som, já que os alto-falantes integrados à maioria dos smartphones não são lá grande coisa.

Pelo amor de todos os Deuses, use fones de ouvido SEMPRE!

O mesmo vale para o viva-voz: Ouvir um lado de uma discussão no telefone já é ruim, mas ouvir os dois lados aos berros é ainda pior. Desligue o viva-voz em espaços públicos, e poupe as pessoas ao seu redor de ter de ouvir os detalhes sórdidos de sua briga doméstica.

Etiqueta na fotografia

Tirar fotos com um tablet está se tornando algo mais aceitável, mas poucas coisas são piores do que tentar tirar uma foto em um local turístico e não conseguir porque alguém levantou um tablet bem na sua frente. Se possível use um aparelho menor, como um smartphone. Além de não incomodar tanto, ele provavelmente tem uma câmera muito melhor que a do tablet.

Tablets atrapalham. Evite!

Outra coisa que você não deve fazer é tirar fotos de pessoas com o propósito de rir delas na internet. Todo mundo já fez isso uma vez ou outra na vida, mas não é legal.

Aprecie o espetáculo. Mesmo.

Para que gastar dinheiro para assistir a um filme se você vai passar a metade do tempo olhando pra um smartphone? Usar o celular enquanto está sentado na platéia em um cinema, teatro ou musical é uma distração para as pessoas ao seu redor. Coloque seu aparelho em modo avião e dentro do bolso. 

Celular no cinema? Nem pensar!

O mesmo vale para shows. Sim, é tentador gravá-lo para a posteridade, mas você realmente quer passar duas horas preocupado com uma telinha de 4” quando seu artista favorito está bem ali na sua frente? E no final das contas a gravação nem vai sair tão boa, já que as luzes brilhantes e o volume do som são um desafio para qualquer aparelho. Coloque-o no bolso e aprecie a versão ao vivo. Afinal foi pra isso que você esperou horas na fila, não?

Na hora de pagar...

É sua vez na fila do caixa? Pare o que estiver fazendo em seu gadget, dê ao funcionário toda a atenção que ele merece e só volte ao que estava fazendo depois de completar a transação. Isso não só é uma questão de respeito a outro ser humano, como também ajuda a reduzir o tempo de atendimento e fará a fila andar mais rápido.

Guarde o smartphone e preste atenção para não empatar a fila do caixa

Se você pretende usar um app para completar a transação, como um cartão de fidelidade da loja em um app como o Passbook no iPhone, tenha o smartphone desbloqueado e o app aberto antes mesmo de chegar ao caixa. Não faça todo mundo esperar enquanto você tira o celular do bolso, desbloqueia, acha o aplicativo e espera ele abrir até achar seu cartão. Isso não é legal.

Valorize o bom atendimento

Ser vendedor é um trabalho duro, e muitos deles dependem da renda extra de comissões por cada venda para completar a renda no fim do mês. Não se aproveite do tempo, conhecimento e boa-vontade de um vendedor atencioso para depois pegar o celular e comprar o produto online para economizar poucos trocados. Não é de bom tom, mesmo se você não fizer isso em frente a ele. Um bom atendimento merece ser recompensado.

Não abuse!

Não faça videochamadas, toque música ou mesmo veja pornografia (sério!) no notebook enquanto estiver em um café. O lugar não é sua sala de estar ou escritório, mesmo que você passe boa parte do dia trabalhando a partir de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jair Messias Bolsonaro Aos 63 anos, foi eleito neste domingo (28) para comandar o Brasil até 2022. Para conquistar pela primeira vez o...