sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lago calcifica animais que mergulhem em suas águas

Pense num filme de terror. Agora multiplica por mil e talvez dê algo parecido com a realidade no Lago Natron, na Tanzânia.
O fotógrafo Nick Brandt é conhecido por retratar as paisagens da África Oriental. Num belo dia, viajando pelo Lago Natron, ele notou uma coisa assustadora: haviam animais calcificados no local como se fossem estátuas, em perfeito estado de conservação.
Como as fotos demonstram, o lago tem “superpoderes. O nome Natron não foi escolhido por acaso: é referência ao mineral natron, também conhecido como o carbonato de sódio deca-hidratado, cuja presença dá a suas águas um teor alcalino absurdamente alto. Com um pH entre 9 e 10.5 e temperaturas que podem chegar a 60° C, o lago só não é inóspito para uma espécie alcalina de tilápia que vive em suas profundezas e para os pequenos flamingos que mantêm seus ninhos às margens do lago. Ou seja: se passar por ali, muito cuidado para não tropeçar, OK?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jair Messias Bolsonaro Aos 63 anos, foi eleito neste domingo (28) para comandar o Brasil até 2022. Para conquistar pela primeira vez o...