quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Nasce ou não nasce gay?


No livro O Cérebro em Transformação (Editora Objetiva), Suzana Herculano-Houzel, bióloga e neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, diz que estudos demonstram semelhanças entre o cérebro de pessoas com a mesma preferência sexual.

O hipotálamo delas responderia de maneira idêntica aos feromônios. "Até onde a ciência sabe, a preferência é determinada no começo da gestação por fatores biológicos, e não apenas genéticos", afirma.

Mulheres e homens gays, por exemplo, teriam certas estruturas cerebrais, ligadas à sexualidade, iguais. Portanto, o processo aconteceria ainda no útero e, durante a adolescência, o amadurecimento do cérebro levaria ao reconhecimeto da sexualidade.

Para a psicologia, não há consenso. "O que se afirma atualmente é que não se trata de uma opção, e sim de uma orientação sexual, assim como a bissexualidade e a heterossexualidade", explica a psicoterapeuta Sâmara Jorge, de São Paulo.

O Conselho Federal de Psicologia estabeleceu, em 1999, que não se trata de distúrbio nem de perversão.

Assunto polêmico? Sim ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jair Messias Bolsonaro Aos 63 anos, foi eleito neste domingo (28) para comandar o Brasil até 2022. Para conquistar pela primeira vez o...